Notícias

Os benefícios que o "Food Porn" traz para sua cozinha.

Os vídeos chamados de "food porn" ("comida pornográfica", em tradução livre), apresentam receitas demasiadamente suculentas, elaboradas para chocar ou fazer você salivar na mesma medida.

A verdade é que os vídeos que apresentam abundância de queijo derretido, calda de chocolate ou molho barbecue estão em alta, assim como os que mostram um bagel de arco-íris recheado de cream cheese ou uma lasanha de 100 camadas.

Esses clipes curtos, que nada mais são do que uma espécie de receita visual focada inteiramente na comida e nos utensílios de cozinha, são um sucesso de compartilhamento nas redes sociais, e há cada vez mais evidências sugerindo que eles estão mudando as expectativas dos consumidores. E isso é o que importa.

E geralmente terminam com um close em câmera lenta do prato pronto.

Hoje, as pessoas gostam de comer exatamente o que querem, quando sentem vontade e usam cada vez mais aplicativos de entrega de comida para esse fim.

Mas qual será a influência dos vídeos de comida?

As empresas que fabricam os ingredientes com os quais cozinhamos estão ansiosas para lucrar com essa febre por comida. 

Esse tipo de linguagem visual não se limita, no entanto, ao queijo. Condimentos como ketchup ou maionese, assim como molhos derramados em câmera lenta, podem aumentar a chance de os espectadores salivarem no final.

Esse é o efeito que empresas de alimentos, restaurantes e influenciadores digitais estão buscando.

Mas isso levanta uma questão, uma vez que muitas dessas receitas não são saudáveis. O queijo, por exemplo, é rico em sal e gordura saturada. Além disso, o tamanho das porções em muitos vídeos virais é gigantesco.

Mas se o excesso é parte do que faz com que muitos vídeos sobre comida viralizem, isso pode ser uma má notícia para a epidemia de obesidade que atinge o planeta; já que pesquisas indicam que, de maneira geral, as pessoas que cozinham em casa costumam ter uma alimentação melhor.

E, se o desafio de preparar uma lasanha de 100 camadas é capaz de levar as pessoas para a cozinha, talvez possa incentivar um hábito saudável.